De acordo com um pronunciamento da Steam feita hoje (06), a plataforma deixará de regular a entrada de jogos considerados controversos, adotando assim uma nova política de aprovar basicamente qualquer jogo que não seja “ilegal ou trollagem descarada”.

O foco então será na criação de ferramentas para a filtragem de jogos, para os jogadores serem capazes de escolherem o que querem ver.

Decidimos que a abordagem correta é permitir que tudo na Steam Store, exceto as coisas que decidimos serem ilegais, ou trollagens descaradas. Adotar essa abordagem nos permite concentrar menos na tentativa de policiar o que deveria estar no Steam, e mais na criação das ferramentas para dar às pessoas o controle sobre que tipos de conteúdo elas veem.

Também foi dito que levam muito em consideração a escolha pessoal de tantos os jogadores quanto os desenvolvedores, deixando assim para trás a antiga regulação sobre o que o público pode interagir com.

A Valve não deve ser quem decide isso. Se você é um jogador, não devemos escolher para você o conteúdo que você pode ou não pode comprar. Se você é um desenvolvedor, não devemos escolher o conteúdo que você pode criar. Essas escolhas devem ser suas para fazer. Nosso papel deve ser o de fornecer sistemas e ferramentas para apoiar seus esforços em fazer as escolhas por si mesmo e para ajudá-lo a fazer isso de uma maneira que faça você se sentir confortável.

Por fim, é dito que diversos funcionários da Valve certamente não apoiam jogos controversos, mas que a empresa em si apoia a liberdade de expressão mesmo de jogos considerados ofensivos por uns.

“Se permitirmos a entrada do seu jogo na loja, isso não significa que aprovamos ou concordamos com qualquer coisa que você esteja tentando dizer através dele. Se você é um desenvolvedor de jogos ofensivos, não estamos nos apoiando com você, sendo contra todas as pessoas que você está ofendendo. Haverá pessoas em toda a comunidade Steam que odeiam seus jogos, e esperam que você não tenha sucesso, e haverá funcionários aqui na Valve que se sentem exatamente da mesma maneira. No entanto, ofender alguém não deve tirar a voz do seu jogo. Acreditamos que você deve ser capaz de se expressar como todos os outros e encontrar outras pessoas que queiram jogar seu jogo.

Fonte Steam