O departamento editorial da revista Weekly Shonen Jump divulgou um pedido oficial de desculpas por um comentário considerado inapropriado feito por Eiichiro Oda, criador de One Piece.

Na capa do volume 89 do mangá, publicado em 4 de junho, Oda fez uma piada com um conhecido soldado japonês.

Oda diz ter saído para comer karaage (frango frito japonês) com um grupo de pessoas até que restou somente um pedaço de frango no prato. Alguém teria então apelidado o frango de “Sargento Yokoi”, dizendo “Sargento Yokoi ficou para trás! Alguém precisa acabar com a guerra!”. Oda então sugere às crianças que pesquisem sobre a referência para entenderem a piada e encerra a anedota com a frase “Com constrangimento, se inicia o Volume 89!!!”

Shoichi Yokoi foi um soldado do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial que ficou famoso por permanecer escondido na ilha de Guam por 27 anos após o término da guerra. Yokoi retornou ao Japão em 1972, ainda segurando seu rifle de combate, e disse uma frase que se tornou um ditado popular no país: “É com muito constrangimento que retorno com vida”.

Diversos leitores protestaram contra Oda dando nota baixa ao volume na Amazon por considerarem suas palavras desrespeitosas, alegando que Yokoi merecia ser estimado pelas dificuldades enfrentadas por quase três décadas em lealdade ao seu país.

O pedido oficial de desculpas da Shonen Jump cita “a falta de consideração” de Oda ao fazer seu comentário e afirma que tanto o mangaká quanto a equipe da revista estão refletindo sobre a situação.

Fonte ANN